terça-feira, 16 de março de 2010

O cinema como pintura

Hoje posto aqui um episódio do filme "Sonhos de Akira Kurosawa" chamados "Corvos" q considero belíssimo e muito expressivo.

Esse filme foi feito 1990 e Kurosawa é um diretor japonês. São 8 episódios ou sonhos nos quais percebe-se, até pelo próprio nome, a participação de Akira não só como diretor e roteirista, mas tbm como personagem principal.

Em "Corvos", Akira faz uma viagem no trabalho de Van Gogh. Trata-se de um artista japonês q se depara com as obras de Van Gogh em um museu e, literalmente, entra dentro delas, por onde passeia e se encontra com o próprio Van Gogh, interpretado por Scorsese, q lhe fala sobre sua compulsão pela pintura diante da natureza.

Kurosawa se utiliza da paleta de Van Gogh e faz o filme assim como Van Gogh pinta seus quadros; altera a cor, a forma, o gesto, para torná-lo mais expressivo.

É o cinema como pintura!!!



3 comentários:

Maria de Fátima disse...

Incrível! Lindo e muito louco (o Van Gogh e o Kurosawa)!

Diane disse...

Roberta, adorei essa mistura de pintura com cinema! Gosto das obras do Van Gogh, não sei se são as cores ou os "riscadinhos"(ele deve tar revirando na cova) que compõem a pintura, mas me atrai.

Roberta Sobreira disse...

eu tbm fico doida nesses riscadinhos, Di! hehehe