domingo, 21 de março de 2010

Não vejo a hora de me jogar.....


foto: Marcelo Kokubum

Acabo de chegar de mais um ensaio da quadrilha junina "Festejo São João", do Pajuçara. No ano passado, logo quando me mudei pra cá, em meio a alguns desprazeres, tive a enorme satisfação em conhecer Jairinho, moço bom e artista plástico talentosíssimo, q sabendo da minha paixão pela música nordestina, mais q depressa me convidou para conhecer a quadrilha da qual fazia parte e q coincidentemente procurava uma vocalista.
Talvez eu não consiga, apenas por palavras, explicar o realmente senti no dia em q coloquei meu pés pela primeira vez num ensaio da Festejo. Fui instantaneamente arrebatada. O entusiasmo e o ardor daquelas pessoas pela quadrilha mostravam sua paixão q era tão forte q quase podia ser tocada. Naquela noite experimentei uma quantidade de sensações e sentimentos q me deixou em estado de êxtase, completamente maravilhada.
Ao sair de lá, a única certeza q eu tinha é q queria fazer parte daquilo, não fosse como cantora, seria na equipe de apoio, na costura ou em qualquer outro lugar. A quadrilha já era parte de mim. Fiquei tão tomada pela emoção e por tudo aquilo q vi e ouvi naquela noite q assim q entrei no carro, pra ir embora, desabei em lágrimas.
Hoje, 21 de março, os ensaios com os dançarinos já estão a todo vapor. Aliás, desde outubro, a equipe da Festejo vem se reunindo para definir figurino, música, adereços, etc. E o clima contagiante do São João no nordeste já inunda os corações dos quadrilheiros nos dando ânimo, coragem e garra para fazer melhor e superar o número de vitórias e conquistas do ano q passou.
Só quem participa e acompanha de perto o movimento entende q tudo aquilo é feito de amor. Ao final do ensaio, Ewerton leu, pra gente, uma crônica escrita por um jornalista daqui da TV Ponta Negra, Paulo Araújo, q me inspirou a escrever esse texto. Ficamos muito felizes em saber q em meio a muitos, q consideram o movimento das quadrilhas como “coisa de desocupados”, existem pessoas esclarecidas q valorizam a arte e cultura popular nordestina. Por isso, peço licença a Paulo Araújo e transcrevo aqui um trechinho de sua crônica q descreve, com uma percepção louvável, um pouco da atmosfera junina dentro de uma quadrilha.
As quadrilhas, “são compostas por jovens q juntam centavo por centavo pra pagar a roupa mais bonita q puder envergar, entregam-se de corpo e alma a ensaios extenuantes e esfalfam-se em viajar em ônibus, nem sempre confortáveis, cruzando o estado de leste a oeste em busca de platéia. Quando junho chegar, sem nenhum trocadilho, as quadrilhas juninas vão assaltar nossa alma nordestina com um colorido de cores e ritmos q explodem por todos os lados fazendo-nos refletir: Como podem ser tão bonitas e organizadas? De onde vem tanta energia para levantar arquibancadas inteiras por volta das 5 horas da manhã como vi na final de um dos festivais do ano passado na praça central de Currais Novos? De onde surgem tantas idéias para contar uma história tão simples como o casamento matuto na roça? ......... Que junho chegue logo, pois muita gente, como eu, não vê a hora de assistir uma apresentação de quadrilha junina.”
Eu tbm, não vejo a hora de me jogar nos braços da minha Festejo!!!!!
De quebra, vai um videozinho de uma das apresentações da Festejo 2009. Tá de longe, tem um monte de cabecinha na frente, não dá pra ouvir direito, mas mesmo assim vale a pena conferir! ;)

4 comentários:

Elder Felix disse...

eu tambem estou doido parao são joão de 2010 chega .


ai eu estava pensando aqui quando vc chegou na nossa vida (festejo são joão )gostamos muito de vc ,vc é como a letra da nossa musica de entrada "a novo estrela quer brilha no mundo junina e quer faz parte da conterlação do são joão potiguar...." vc ja faz parte da são joão potiguar .

e que venha o são joão 2010 .


vealeu roberta e marcelo .

Maria de Fátima disse...

É lindo, mesmo! Revendo agora, o vídeo, me vem à lembrança toda aquele entusiasmo contagiante. Que Deus a abençoe e a conduza por essas estradas rumo a Pajuçara!bjs

Roberta Sobreira disse...

brigada Elder... q venha o são joão q eu tô no gás!

Roberta Sobreira disse...

tomara q dê certo pra vcs virem de novo, né, mãe!e pode deixar q eu tomo cuidado.... e tenho juízo! hehehehe
bjooooooo