segunda-feira, 26 de abril de 2010

As lagartixas da minha casa não têm rabo





Há dias esse pensamento assombra minhas idéias...
Aí um amigo riu e disse:- Vc tá vendo a mesma lagartixa sempre, sua bobinha!
- Ora, e então eu não conheço as lagartixas q moram comigo?
Desde q me entendo por gente sei q elas soltam o rabinho quando se sentem ameaçadas.
A pergunta é: quem anda ameaçando as minhas lagartixas?
Se fossem umas quaisquer, não me interessaria tanto pelo assunto. O fato é q dividimos a mesma moradia. Como podem as pobrezinhas sofrerem ameaças dentro da minha própria casa sem q eu saiba da situação????
Não sou eu nem meu marido q andamos por aí à caça de lagartixas só pelo prazer de as verem soltar os rabinhos. A gente simpatiza com as bichinhas, embora a idéia me pareça muito divertida!
Uma pesquisa rápida na web e fiz descobertas um tanto quanto desagradáveis, pra não dizer assustadoras. Seus principais predadores são aves, gambás, gatos, aranhas e cobras.
Descartemos as aves, os gatos e os gambás q não entram dentro de casa sem serem notados, espero eu. E então sobram as aranhas e as cobras! Nada contra aranhinhas pequenas q são até bem vindas por comerem mosquitos. Acontece q não se trata dessas e sim de predadoras de lagartixas... isto é: não são pequenas, não são médias.... são aranhas ENORMES. Quanto às cobras nem é preciso dizer nada, né..... nem grandes, nem médias, nem pequenas, nem pintadas de ouro.
A título de curiosidade, quando digo lagartixa me refiro àquelas branquinhas e pequenas q ficam dentro de casa no cantinho da parede lá em cima, perto do teto. De acordo com meu alunos, aqui elas são conhecidas como bribas; e lagartixa é o q chamamos de calango (aquele grandão acinzentado).... e calango é um verdinho q eu ainda não tive o prazer de conhecer.
Bom... oq interessa é q a essas alturas estou arrependidíssima de ter me aprofundado no assunto. Preferia q lagartixas sem rabo fossem simplesmente lagartixas sem rabo. Não sei de onde tirei essa mania de tentar encontrar explicações pra tudo.
Lição de hoje:
Lagartixas sem rabo é um daqueles tipos de problema q quanto mais rápido vc se livra, melhor!
Pergunta: Pq as lagartixas da minha casa não têm rabo?
Resposta: Ah, sei lá. Não têm e pronto!
Fim de papo!

6 comentários:

arkaik_bu disse...

rsrs
viva as largatixas

Roberta Sobreira disse...

saaaaaaalve gil!!!!
bem vindo!
;)

Maria de Fátima disse...

Beta
Muito engraçado, mas um pouco preocupante... por que você foi aprofundar no assunto??? Agora você tem lagartixas sem rabo em casa e sei lá mais o quê... e eu fiquei com um grilo na minha cabeça. bjs (já mandou faxinar o quartinho lá do quintal?)

Erika Quites disse...

Ah...
isso é coisa de rufus e duane!
hahahaha
melhor pensar assim neh....
Bjo

Diane disse...

Eu não sabia que elas perdiam o rabinho qdo se sentiam ameaçadas...

Roberta Sobreira disse...

mãe, a faxina lá no fundo tá em dia, fica sossegada! hehehehe

érika, se fossem calangos até q podia ser... mas lagartixa acho q eles nem enxergam mais! rsrs

diane, não sabia???? poisé, poisé, poisé... agora vai ficar reparando aí na sua casa... tenho certeza! ... q nem eu aprendi a olhar dentro dos canudos!!! haushaushshaushaush