quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ana Mae me salva!


Véspera de natal ... andei passeando pelos blogs amigos e li muitos posts natalinos.... de férias... de reflexões sobre o ano q passou , enfim.... td q eu pretendia postar aqui hj, tbm, como meu útimo post do ano.
Mas fui impedida por uma vontade de gritar e de amassar a cara de alguém ou “alguéns”
O fato é q passei num concurso pra professora de artes do ensino fundamental de uma cidade próxima e fiquei felicíssima por isso. Já estou trabalhando a pouco mais de um mês e posso dizer q já me sinto em casa. Depois de nove meses desempregada - desde q larguei meus saudosos aluninhos em Udi- finalmente voltei a uma escola.
Q delicia!.... agora com uma meninada bem mais velha.... tantas idéias pro ano q vem... tantos projetos, tantas possibilidades, tantos alunos.... uma diretora q é uma fofa... professores de bem com a vida q me arrancam boas gargalhadas todos os dias.... enfim, td de bom!
Cheguei já no finalzinho do ano... não tive tempo de realizar quase nada do q pretendo... apenas 2 semanas antes das provas bimestrais, recuperações, provas finais e provão... É impressionante como hj em dia o aluno tem um milhão de chances pra passar de ano ... só não passa, realmente, quem não está nada interessado. E infelizmente, isso é mais comum do q eu poderia imaginar.
A prova bimestral vale 6... os outros 4 pontos a serem distribuídos ficam a critério do professor (trabalhos, tarefas de casa, atividades de sala, participação...) Se o aluno não atinge 6 vai para a recuperação q consiste numa prova valendo 10. Se o aluno mais uma vez não atingir 6 , faz uma prova final e aí pra garantir q ele vai passar de ano a média cai pra 5 . E no caso dos alunos do 9º ano, ainda existe uma 4ª chance chamada provão.
Vale lembrar q a Arte foi incluída no currículo escolar, desde 1971, com o nome de Educação Artística, através da LDB ainda como "atividade educativa" e não como disciplina. Por não ser uma considerada uma disciplina, a Educação Artística não tinha o "poder" de reprovar nenhum aluno e fazia com que os mesmos não tivessem interesse pela mesma, fazendo com que ela fosse vista como aulinha de desenho e o professor visto como organizador de festas e eventos na escola.
Com a LDB de 1996 (lei no. 9.394/96), revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada disciplina obrigatória na educação básica conforme o seu artigo 26, parágrafo 2° que diz que o ensino de arte constituiria componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, visando o desenvolvimento cultural dos alunos.
Acontece q hj me aconteceu uma coisa q a principio me deixou revoltada, depois aborrecidíssima... e por fim muito triste e desanimada.
Dou aula a cerca de 300 alunos... como este foi um ano meio complicado pela falta de professores, achei por bem não exigir muito dos alunos na minha matéria.... na verdade, me decidi por não exigir absolutamente nada... não achei justo com “bichinhos” q mal tiveram aula de artes durante o ano e não levo a menor vocação pra professora carrasca. Como teria q aplicar minha prova – exigência da diretoria da escola q eu não considero a melhor forma de avaliação- fiz da seguinte forma : uma semana antes da prova passei pra eles no quadro 10 questões... dessas 10 escolheria 6 para a prova.... não pedi pra q eles respondessem ... nem q fizessem como tarefa de casa. Para simplificar passei as perguntas e respostas no quadro a medida em q ia explicando... levei, inclusive, imagens pra q eles fixassem melhor . As perguntas eram as mais simples possíveis, como por exemplo: a diferença entre figurativo e abstrato, entre bidimensional e tridimensional.... coisinhas assim.
Os outros 4 pontos a serem distribuídos foram dados de graça pra todo mundo. Ou seja: cada aluno precisaria acertar só 2 questões na prova q ainda era de múltipla escolha. Com 4 alternativas ridiculamente absurdas e uma correta.
Resultado? 70 alunos ficaram como nota abaixo da média.... o q significa q 70 tiraram menos q 2 na prova!
Td bem!... vamos a recuperação.... resolvi dar as mesmas 10 perguntas do caderno.... 5 de múltipla escolha , iguais as da prova anterior (julgava eu q fossem 5 pts de graça) e 5 discursivas. Passei as perguntas e repostas novamente no quadro para aqueles preguiçosos q não copiaram da primeira vez tivessem oportunidade de copiar agora.
Quantos passaram? Um!!!!!
Vamos a prova final..... dessa vez repeti a mesmíssima prova da recuperação.... afinal minha intenção era passar todo mundo!
Quantos passaram???? 10
É importante lembrar q na correção das questões discursivas... quando eu pedia 4 exemplos... se o aluno me desse 1, apenas 1, eu já considerava a questão como correta.... era preciso fazer isso pq a grande maioria zerou pela 3ª vez as questões de marcar x.
E assim terminei de corrigir mais de 400 provas, avaliar, preencher meus 12 diários, e distribuir generosidade ao máximo q pude.
Infelizmente cerca de 60 alunos foram reprovados em artes.... e a diretora disse: - Roberta mas tem um aluno q ficou reprovado só em artes?!?!?!? Eu respondi: - q pena, né! oq se há de fazer?.... não posso inventar uma nota pra criatura... as notas dele estão documentadas nas provas... fiz oq pude pra passá-lo!
Quando finalmente cheguei na coordenação pra entregar minha cadernetas prontas, a moça me perguntou: - alguém reprovou em artes????.... Só isso já me irritou! Q mania é essa de acharem q é impossível ser reprovado em artes???? É uma disciplina como outra qualquer... foi-se o tempo q artes era colorir desenhos prontos, gente . Pelamordedeus, né!!!!!!
Mas minha cara caiu no chão ao ouvir da moça q artes não reprova, ou melhor, disse ela: - reprova... mas de acordo com a nossa secretária de educação não é pra reprovar ninguém em artes, pq a secretaria valoriza os números de aprovação e não qualidade do ensino.
E eu disse: - pois bem, e a secretaria quer q eu faça oq? de onde vou tirar nota pra dar pra esses meninos?
Ela me disse q não sabia mas q eu não poderia a reprovar ninguém.
Meu sangue ferveu!
Entreguei meus diários como estavam e disse q se fosse pra fazer alguma alteração q fosse feita por ela ou pro qualquer um.... mas q eu não faria.
Onde fica a autoridade do professor q num dia diz a um aluno do 8º ano q ele foi reprovado pq brincou durantes as aulas, faltou com respeito e não levou a disciplina a sério e no ano q vem o encontra todo bonito sentado numa cadeira no 9º ano???
A moça ainda teve a coragem de me dizer q é pq sou nova na escola e ninguém me avisou, mas q essa vez serviu pra eu aprender q não se reprova ninguém em artes, q é assim q a escola trabalha pq é assim q exige a secretaria.
Eu disse q serviu pra eu aprender q as aulas de artes não valem nada pra escola.... q os alunos não levam a disciplina a sério pq a direção não leva, pq a secretaria de educação não leva.
Serviu pra eu saber q a disciplina de artes deve ser empurrada com a barriga... pra q se esforçar para planejar aulas interessantes? Pra q pedir q eles façam trabalhos, pesquisas e provas? Pra ter o trabalho de corrigir? Todo mundo vai passar mesmo. Artes é uma festinha, é brincadeira, vamos soltar a meninada mais cedo .... vai ser bom pra mim tbm chegar cedinho em casa.
Agora eu pergunto pra q passei noites em claro preenchendo diário e corrigindo provas se no fim era pra passar todo mundo?!?!?!?
No ano q vem, assim q eu receber minhas cadernetas, no 1º semestre, já vou preencher as notas finais pra não ficar com um fim de ano tão tumultuado, vou dar um 100 bem bonito pra todo mundo... aí alguém disse: não dá 100,não. Dá 70 ou 80....
É pra rir, né...
E olha q essa palhaçada não é só em artes, não ... dividi essa minha raiva com a professora de ciências q ouviu q um aluno não poderia ser reprovado se ficasse só em ciências e história por exemplo... q esses professores deveriam tbm alterar as notas... o aluno só reprova se ficar em 3 ou mais!
Tá bom pra vc?
É por isso q essa moçada se forma e sai da escola sem ao menos saber escrever o próprio nome. Não tem perspectiva de futuro, não tem educação e nem sequer respeito pela escola. Mas os índices de aprovação devem estar bem bonitos mesmo lá secretaria.
É isso q importa , não é?
Nessas horas eu queria poder dizer:
- E agora ? quem poderá me ajudar?
E ouvir:
- Eu!!!! Ana Mae Barbosa! Não contavam com minha astúcia!!! Sigam-me os bons!
* Ana Mae Barbosa é a principal referência, no Brasil, para o ensino de artes nas escolas. Após o término de seu doutorado, se empenhou ativamente na luta pelo reconhecimento da arte-educação e dos arte-educadores e desenvolveu o primeiro programa educativo do gênero q ainda hj é utilizado pela maioria dos professores de arte.

4 comentários:

Dnk disse...

pra mudar o básico deve-se primeiro mudar o todo... concordo com muitas coisas estão complicadas no ensino de hoje em dia, mas se só essa área mudasse, nada mudaria... iriamos ter alunos que se adaptam mas não aprendem. ou n, quem sou eu pra julgar ^^.boa sorte com a nova turma. bj

Unknown disse...

eu acho que isso é um plano do tripa seca ......

Roberta Sobreira disse...

ausasushusuhuhsushaushasuhaushausha
só pode, né, hugão!
não contava com sua astúcia!!!!!

Erika Quites disse...

Prefiro não comentar...